INSS retomará prova de vida em 2023!
- Matheus Oliveira
- 14 de mai. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 2 de out. de 2022
A exigência de prova de vida retomará sua obrigatoriedade em 2023 de acordo com o Governo Federal.
Essa exigência vigora desde 2012 e se encontrava suspensa por conta da pandemia desde abril de 2020, entretanto o INSS resolveu retornar a obrigação do beneficiário/dependente de comprovar que está vivo e seguir com o seu pagamento normalmente. Tal medida visa evitar fraudes e pagamentos de forma indevida, assim a pessoa que deixar de efetuar a prova de vida terá o pagamento de seu benefício suspenso.
A prova de vida é exigida para todos os segurados que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético e deve ser feita uma vez por ano.
Onde e Como posso realizar a Prova de Vida?
Atualmente a prova de vida pode ser realizada nas agências bancárias onde são sacados os benefícios previdenciários, bem como pode ser feita pela internet através do aplicativo ou site MEU INSS para aqueles que possuem 80 anos de idade ou mais, ou tenham alguma dificuldade de locomoção.
Além disso, o comprovante de votação nas eleições, emissão ou renovação de documentos oficiais com foto, declaração de imposto de renda e demais serviços em que a biometria seja obrigatória será válido como prova de vida perante o INSS.
Importante lembrar que a prova de vida também poderá ser realizada via procurador devidamente cadastrado no INSS.
Caso você tenha dúvidas ou conhece alguém que necessita realizar a Prova de Vida e não sabe quando e como realizar, entre em contato com um profissional a fim de não ter o pagamento do benefício previdenciário suspenso.
Até o próximo informativo!
Comments